Análise de Conjuntura (Working paper)

 

 

 

 

 

 

Análise de Conjuntura (Working paper) é uma publicação voltada para a análise de temas da atualidade internacional e as suas implicações para a tomada de decisão em negócios internacionais.

A ascensão econômica do Paraguai

Juliana Bulsonaro (aluna da pós graduação em Negócios Internacionais com Ênfase em Marketing Global na ESPM e funcionária do Consulado da República do Paraguai)

Análise de Conjuntura (Working paper), no. 4, junho de 2018.

Nos últimos quatro anos o Paraguai tem ganhado destaque na mídia quando o assunto é crescimento econômico, atração de investimentos e estabilidade. Enquanto o Brasil e Argentina apresentam índices de crise, o Paraguai apresenta dados positivos. 

O acordo Mercosul União Europeia e as condições de finalização para 2018  

Raquel Maria de Almeida Rocha, Alexandre Galassi 
Análise de Conjuntura (Working paper), no. 3, junho de 2017.

As negociações entre Mercosul e União Europeia (UE) visam um acordo de associação birregional, ou seja, um acordo de livre comércio entre ambos. Tais negociações tiveram início em 1999 e foram interrompidas em 2004, pois ambos os lados não estavam satisfeitos com os termos. As negociações foram relançadas em 2010 e somente em maio de 2016 que ocorreu a primeira reunião para troca de ofertas, em Bruxelas – incluindo Bens, Compras Públicas, Investimentos e Serviços. Este artigo apresenta a evolução das negociações e suas perspectivas de finalização em 2018.

Estados X Empresas de Tecnologia  

Rodolpho Bernabel, Maria Antonia Santiago, Esther Fuentes
Análise de Conjuntura (Working paper), no. 2, junho de 2017.

O terrorismo é um dos assuntos mais debatidos atualmente e seus métodos de atuação estão sempre se adaptando com as novas tecnologias, o que coloca empresas como Apple e WhatsApp no centro do debate e muitas vezes em rota de colisão com os Estados. Recentes atentados terroristas como San Bernardino (2015) e Londres (2017) reacenderam o debate entre garantir a segurança nacional ou preservar a privacidade dos cidadãos. A preferência entre um ou outro não é fixa, mas fluida e a opinião pública é fator de alta influência para tal escolha. Quais são os possíveis impactos desse novo cenário para as empresas de tecnologia e os seus usuários? Como a opinião pública afeta as decisões dessas companhias? Este artigo busca analisar o desenvolvimento dessa conjuntura, as suas oportunidades e probabilidades.

Carne Fraca=PIB Fraco 

Raphael Almeida Videira, Deborah Homma
Análise de Conjuntura (Working paper), no. 1, maio de 2017.

O artigo apresenta os efeitos da Operação Carne Fraca para o setor de carne bovina e tentar propor um cenário para o curto prazo como desdobramentos desta operação. Assim, são apresentados os principais dados de comércio exterior para o setor; bem como as principais consequências desta operação em termos de barreiras sanitárias, preço de exportação do produto brasileiro e indicadores de comércio específicos para o período da operação, o comportamento cambial e o impacto no valor de mercado das empresas; por fim, é discutido os cenários de curto prazo para o setor.